Anúncio de “Heavy is the Crown” catapultou Likin Park para os principais assuntos do mundo
O que são esports? Já ouvi essa pergunta milhares de vezes, e dois segundos antes de responder vem à minha mente: “uma estratégia de marketing para vender itens dentro de um jogo específco”. Mas essa seria uma análise fria e superficial de como esse universo poderia ser descrito, ignorando milhares de outros fatores que envolvem o tema.
Esports, de fato, fazem parte do marketing para promover um jogo. No entanto, desde o início da década de 2010, empresas como Riot Games, Ubisoft, Garena, entre outras, perceberam que não se trata apenas disso. Engajar a comunidade pode ser tão ou até mais valioso do que “apenas” vender skins. Essas empresas transformaram os esports em uma parte fundamental de seus produtos — e, em alguns casos, os esportes eletrônicos se tornaram o próprio produto.
Hoje, 24 de setembro de 2024, a Riot Games divulgou a música-tema para o Mundial de League of Legends: Heavy is the Crown (já performada ao vivo, como noticiado pelo Mais Esports).
No caso da Riot, o Mundial de League of Legends representa o encerramento do ciclo competitivo anual. Para a empresa, o esport de LoL é um produto autônomo, não apenas um subproduto do jogo. Ou seja, o esport da Riot não é apenas uma ferramenta de marketing.
Novos fãs
Todos os anos, a Riot investe em eventos globais para fomentar a competição, o amor pelo jogo e, claro, criar produtos que ressoam com os espectadores. Investir em música é uma peça fundamental nessa estratégia, permitindo que as notícias ultrapassem a bolha da comunidade de jogadores de forma orgânica.
A escolha de Linkin Park neste ano não foi aleatória. A banda está em turnê mundial para o lançamento de seu oitavo disco, From Zero, com estreia da vocalista Emily Armstrong e do baterista Colin Brittain. Inclusive, a banda se apresentará no Brasil no Allianz Parque em 15 de novembro, data em que o álbum será lançado no Spotify.
Para a banda, a parceria com LoL também é vantajosa, considerando que o jogo é um dos mais populares do mundo, com uma comunidade engajada que talvez nem soubesse da existência da banda.
Mesmo com a turnê anunciada no início de setembro, nada teve mais impacto na divulgação do Linkin Park do que a revelação da música-tema do Worlds 2024. Dados do Google Trends mostram que a banda atingiu seu pico de menções na internet após o anúncio.

Isso se aplica a todas as bandas que já colaboraram com LoL: Imagine Dragons, Lil Nas X e NewJeans são exemplos de artistas que cresceram em popularidade após se associarem ao Mundial de LoL.
Essa “tradição” de unir bandas com League of Legends começou em 2014, e desde então já rendeu 10 músicas. Para alguns desses artistas, a música-tema do Mundial é seu maior sucesso.
Músicas-tema do Mundial de League of Legends
- 2014: “Warriors” por Imagine Dragons
- 2015: “Worlds Collide” por Nicki Taylor
- 2016: “Ignite” por Zedd
- 2017: “Legends Never Die” por Against The Current
- 2018: “Phoenix” por Cailin Russo e Chrissy Costanza
- 2019: “Rise” por The Glitch Mob, Mako e The Word Alive
- 2021: “Burn it All Down” por PVRIS
- 2022: “Star Walkin” por Lil Nas X
- 2023: “GODS” por NewJeans
- 2024: “Heavy is the Crown” por Linkin Park
Ouça a playlist com todas as músicas do Mundial de LoL
Trazer um artista com uma música inédita para o encerramento de um campeonato é uma tática consolidada da Riot, já repetida em diversos lugares do mundo. No Brasil, a Riot já chamou artistas como Emicida, Edu Falaschi, Lucas Inutilismo e Marcelo D2. Aqui, essa tradição evoluiu para o “Half-Time Show” patrocinado pela Heineken.
Mas no final das contas, um grande evento de esport é aproximação de uma comunidade que geralmente convive online, mas ao ter um evento presencial, dá rosto a uma comunidade, mostra quem são os verdadeiros fãs do jogo. E a música é o hino que une tudo isso.